Projetos que envolvem o Empreendedorismo Social
Projetos que envolvem o Empreendedorismo
Social
Construção de Projeto envolvendo o empreendedorismo social na solução
dos problemas da Escola/Comunidade.
Esta prática pretende mudar a relação da escola
com a comunidade e proporcionar aos alunos uma rica experiência de vida, ao
tratar de empreendedorismo social em ambiente escolar. Além disso, capacitar os
estudantes para uma observação crítica e qualificada para a proposição de
soluções que transformem a sua vida e a dos demais representantes da comunidade.
Para
realização da atividade considera-se a autonomia de aprendizado dos alunos e o
desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria
vida (profissional, pessoal e social).
É necessário utilizar quatro pilares da educação propostos pela
Unesco para que os projetos se concretizem de maneira adequada:
- aprender a conhecer, isto é, adquirir
instrumentos de compreensão;
- aprender a fazer, para poder agir sobre o
meio envolvente;
- aprender a viver juntos, a fim de
participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- aprender a ser, caminho essencial que
integra os três pilares precedentes.
A educação empreendedora
incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além
do espírito de coletividade. Atua como transformadora, incentivando-os à quebra
de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos
empreendedores.
A atividade proposta consiste na criação de projetos
envolvendo o empreendedorismo social na Escola.
No primeiro momento os alunos serão instigados a criar um
projeto que resolva uma situação levada pelo professor para a sala de aula.
A situação é a seguinte: Em uma escola em que é ofertado curso normal, empreendedorismo e formação geral as professoras de empreendedorismo iniciam um projeto de coleta de materiais recicláveis, porém esses materiais não são reaproveitados e estão gerando problemas, pois já estão ficando sem espaço para acumulá-los. Por outro lado, os alunos do curso normal precisam criar jogos pedagógicos, mas não dispõem de muitos recursos para a construção. Como resolver a situação unindo os dois cursos e tendo como objetivo o benefício da sociedade?
Os alunos serão desafiados a encontrar a resposta para essa situação e a partir daí criar um
projeto que oriente essa escola.
Para criação do projeto é necessário seguir os
seguintes critérios:
O trabalho por Projetos pode ser dividido em 4
etapas: problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação.
a) problematização: é o início do projeto. Nessa etapa, os
alunos irão expressar suas idéias e conhecimentos sobre o problema em questão.
Essa expressão pode emergir espontaneamente, pelo interesse despertado por um
acontecimento significativo dentro ou fora da escola ou mesmo pela estimulação
do professor. É fundamental detectar o que os alunos já sabem o que querem
saber e como poderão saber. Cabe ao educador incentivar a manifestação dos
alunos e saber interpretá-las para perceber em que ponto estão, para aprender
suas concepções, seus valores, contradições, hipóteses de interpretação e
explicação de fatos da realidade.
b) desenvolvimento: é o momento em que se criam as
estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na
problematização. Os alunos e o professor definem juntos essas estratégias. Para
isso, é preciso que criem propostas de trabalho que exijam a saída do espaço
escolar, a organização em pequenos ou grandes grupos para as pesquisas, a
socialização do conhecimento através de trocas de informações, vivências,
debates, leituras, sessões de vídeos, entrevistas, visitas a espaços ora da
escola e convites a especialistas no tema em questão. Os alunos devem ser
colocados em situações que os levem a contrapor pontos de vista, a defrontação
com conflitos, inquietações que as levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses
iniciais, problematizando, refletindo e reelaborando explicações.
c) aplicação: estimular a circulação das ideias e a atuação
no ambiente da escola ou da comunidade ligada à escola dá ao educando a
oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de
vivência e convivência, por meio da aplicação dos conhecimentos obtidos na
execução do projeto na sua realidade.
d) avaliação: numa concepção dinâmica e participativa, a
avaliação tem, para o educador, uma dimensão diagnóstica, investigativa e
processual. Avaliamos para investigar o desenvolvimento dos alunos, para
decidir como podemos ajudá-los a avançar na construção de conhecimentos,
atitudes e valores e para verificar em que medida o processo está coerente com
as finalidades e os resultados obtidos. Para o aluno, a avaliação é instrumento
indispensável ao desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender por meio
do reconhecimento das suas possibilidades e limites.
Após a criação os projetos serão apresentados
para a turma e um será eleito para ser colocado em prática na escola com o
envolvimento de toda turma.
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