Projetos que envolvem o Empreendedorismo Social

 

Projetos que envolvem o Empreendedorismo Social 

Construção de Projeto envolvendo o empreendedorismo social na solução dos problemas da Escola/Comunidade.

 


Esta prática pretende mudar a relação da escola com a comunidade e proporcionar aos alunos uma rica experiência de vida, ao tratar de empreendedorismo social em ambiente escolar. Além disso, capacitar os estudantes para uma observação crítica e qualificada para a proposição de soluções que transformem a sua vida e a dos demais representantes da comunidade.

Para realização da atividade considera-se a autonomia de aprendizado dos alunos e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (profissional, pessoal e social).

É necessário utilizar quatro pilares da educação propostos pela Unesco para que os projetos se concretizem de maneira adequada:

  • aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos de compreensão;
  • aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • aprender a ser, caminho essencial que integra os três pilares precedentes.

A educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Atua como transformadora, incentivando-os à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A atividade proposta consiste na criação de projetos envolvendo o empreendedorismo social na Escola.

No primeiro momento os alunos serão instigados a criar um projeto que resolva uma situação levada pelo professor para a sala de aula. 

A situação é a seguinte: Em uma escola em que é ofertado curso normal, empreendedorismo e formação geral as professoras de empreendedorismo iniciam um projeto de coleta de materiais recicláveis, porém esses materiais não são reaproveitados e estão gerando problemas, pois já estão ficando sem espaço para acumulá-los. Por outro lado, os alunos do curso normal precisam criar jogos pedagógicos, mas não dispõem de muitos recursos para a construção. Como resolver a situação unindo os dois cursos e tendo como objetivo o benefício da sociedade?

Os alunos serão desafiados a encontrar a resposta para essa situação e a partir daí criar um projeto que oriente essa escola.

Para criação do projeto é necessário seguir os seguintes critérios:

O trabalho por Projetos pode ser dividido em 4 etapas: problematização, desenvolvimento, aplicação e avaliação.

a) problematização: é o início do projeto. Nessa etapa, os alunos irão expressar suas idéias e conhecimentos sobre o problema em questão. Essa expressão pode emergir espontaneamente, pelo interesse despertado por um acontecimento significativo dentro ou fora da escola ou mesmo pela estimulação do professor. É fundamental detectar o que os alunos já sabem o que querem saber e como poderão saber. Cabe ao educador incentivar a manifestação dos alunos e saber interpretá-las para perceber em que ponto estão, para aprender suas concepções, seus valores, contradições, hipóteses de interpretação e explicação de fatos da realidade.

b) desenvolvimento: é o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização. Os alunos e o professor definem juntos essas estratégias. Para isso, é preciso que criem propostas de trabalho que exijam a saída do espaço escolar, a organização em pequenos ou grandes grupos para as pesquisas, a socialização do conhecimento através de trocas de informações, vivências, debates, leituras, sessões de vídeos, entrevistas, visitas a espaços ora da escola e convites a especialistas no tema em questão. Os alunos devem ser colocados em situações que os levem a contrapor pontos de vista, a defrontação com conflitos, inquietações que as levarão ao desequilíbrio de suas hipóteses iniciais, problematizando, refletindo e reelaborando explicações.

c) aplicação: estimular a circulação das ideias e a atuação no ambiente da escola ou da comunidade ligada à escola dá ao educando a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência, por meio da aplicação dos conhecimentos obtidos na execução do projeto na sua realidade.

d) avaliação: numa concepção dinâmica e participativa, a avaliação tem, para o educador, uma dimensão diagnóstica, investigativa e processual. Avaliamos para investigar o desenvolvimento dos alunos, para decidir como podemos ajudá-los a avançar na construção de conhecimentos, atitudes e valores e para verificar em que medida o processo está coerente com as finalidades e os resultados obtidos. Para o aluno, a avaliação é instrumento indispensável ao desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender por meio do reconhecimento das suas possibilidades e limites.

Após a criação os projetos serão apresentados para a turma e um será eleito para ser colocado em prática na escola com o envolvimento de toda turma.


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