Os impactos dos Empreendedorismos Sociais na sociedade

 



Os impactos dos Empreendedorismos Sociais na sociedade

Espaço de análise e reflexão sobre os impactos que um empreendedorismo social pode provocar na sociedade.


Cuidando muitas vezes de setores e temas negligenciados pela sociedade, o empreendedorismo social tem o poder de ajudar o próximo direta ou indiretamente. Seja criando oportunidades profissionais na vida de uma pessoa, seja melhorando o saneamento básico de um bairro, por exemplo, esse trabalho tem muito poder de transformação.


Ajudar o próximo é a grande missão do empreendedor social. Até mesmo pelas redes sociais, como Facebook e  Instagram, esses empreendedores se movimentam para criar correntes do bem e ajudar os demais. Essa atitude forma uma cadeia de ajuda ao próximo que pode se tornar até mesmo global, inspirando pessoas das mais diversas nacionalidades.


A atitude do empreendedorismo social é proporcionar uma oportunidade a essas pessoas vulneráveis, seja oferecendo uma oportunidade de trabalho, uma casa ou, até mesmo, recursos para uma vivência digna, como alimentos, cobertores, itens de higiene e um pouco de carinho.


O empreendedorismo social entra em cena tomando atitudes como aumentar a reciclagem, incentivar a redução da produção de lixo, aumentar a economia de água e ajudar no reflorestamento.

A educação é um tema muito sensível aos empreendedores sociais, pois muitos deles acreditam que a educação é o primeiro passo para melhorar todo o sistema em que vivemos. A educação é um investimento no qual todos saem ganhando. A sociedade ganha mais profissionais qualificados, mais mentes pensantes e revolucionárias e tem seus indivíduos potencializados para deixar de lado velhos hábitos ruins. Já as famílias ganham mais uma fonte de sustento ou, muitas vezes, a primeira fonte de sustento.

O principal impacto social gerado por este modelo de empreendimento é a garantia de bem-estar e qualidade de vida para comunidades e grupos em condições precárias. Os benefícios de iniciativas assim vão desde a democratização da informação e acesso à cultura até a redução da fome e desemprego.

Transformando esses benefícios em métricas, 622 milhões de pessoas já foram positivamente impactadas por iniciativas de empreendedorismo social ao redor do mundo. É o que indica um relatório da Fundação Schwab, associação que promove modelos de empreendedorismo social, divulgado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça,

Além disso, o empreendedorismo social estimula a geração de renda, desenvolvimento de soluções inovadoras e, principalmente, mudanças sociais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empreendedorismo Social- Um sonho possível!

Esquema de planejamento das postagens do Blog

Projetos que envolvem o Empreendedorismo Social