Exemplos/ Casos de Empreendedorismos Sociais que se destacam

 

Exemplos/ Casos de Empreendedorismos Sociais que se destacam

Após realização de pesquisas serão selecionados modelos de empreendedorismo social que se destacam. 

 

No Brasil, diversos exemplos de empreendedorismo social têm ajudado a promover importantes transformações positivas na sociedade.

1. Gerando Falcões



Profissionalização e empreendedorismo para jovens de comunidades de baixa renda

 

O Instituto Gerando Falcões nasceu com o objetivo de incentivar os jovens da periferia a lutarem por um destino melhor e mudar sua realidade. O movimento começou em 2011, com pequenas ações e grandes ideias do jovem empreendedor social Eduardo Lyra, nascido e criado em uma favela de São Paulo. Atualmente o Instituto está presente em diversas periferias, comunidades e presídios, atuando em três frentes: esporte, cultura e renda. Seus projetos socioeducativos já alcançaram mais de 100 mil crianças e adolescentes e permitem ao jovem enxergar outro leque de opções de desenvolvimento e projeto de vida. A proposta busca garantir que 30 jovens de 14 a 19 anos, sem recursos para garantir educação universitária ou cursos de preparação para o mercado de trabalho, tenham oportunidade de se profissionalizar e empreender no universo da tecnologia e inovação.

2. Instituto Chapada



Iniciativa que tem como mentora e principal líder a pedagoga Cybele Oliveira, é uma organização focada em ajudar a melhorar a qualidade da educação pública. A entidade faz isso oferecendo, principalmente, apoio à formação continuada de professores e gestores de escolas. Além disso, auxilia na criação de redes colaborativas voltadas a fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação.

Fomentar a implementação de políticas públicas de formação continuada em territórios colaborativos, aliada à mobilização sociopolítica e à produção de conhecimento, visando a garantia da aprendizagem de estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

3. GRAACC



Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer existe desde 1991. Essa iniciativa do oncologista pediátrico Antônio Sérgio Petrilli tem sido uma forte aliada no combate ao câncer infantil no Brasil. A entidade já tratou mais de 5 mil pacientes, apresentando uma taxa de cura que fica em torno de 70%. A organização funciona com base em um rigoroso sistema de gestão e atendimento que envolve pesquisadores de universidades, iniciativa privada e sociedade.

4. Asid



Iniciada como trabalho de faculdade, a Ação Social para Igualdade das Diferenças atua desde 2010 com um compromisso central: auxiliar na gestão de escolas e instituições que trabalham com pessoas especiais. Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira conduzem a organização, que desenvolveu uma metodologia administrativa aplicada nas entidades atendidas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino gratuito oferecido a pessoas especiais.

5. Adaptsurf



Usando o esporte como instrumento, o projeto tem como objetivo promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Uma das formas encontradas para tanto foi o surf adaptado. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, desenvolvendo parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros projetos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empreendedorismo Social- Um sonho possível!

Esquema de planejamento das postagens do Blog

Projetos que envolvem o Empreendedorismo Social